Fazer uma reforma de cozinha não é fácil, dá trabalho e faz bagunça. Planejar, decidir, orçar e comprar todos os materiais, móveis, eletrodomésticos e decoração causam aquela confusão. Contudo, a cozinha é um dos principais ambientes da casa. Vale a pena dar uma atenção para deixá-la ainda mais prática e bonita!
E pensando em você que está planejando uma reforma de cozinha mas não sabe por onde começar, nós fizemos esse post com várias dicas!
Faça uma lista de materiais necessários
O que você pretende fazer em sua cozinha? Trocar o piso, móveis, fazer uma pintura nova, ou ainda, fazer a manutenção na parte elétrica?
Cada reforma vai exigir um tipo de material. Uma das primeiras etapas que devem ser realizadas antes de começar a reforma da cozinha é fazer uma lista dos materiais necessários. Assim, você evita comprar itens que não vai utilizar!
Abaixo você pode conferir uma lista de material de construção com alguns itens que podem ser necessários durante a sua reforma de cozinha, porém é importante lembrar que é necessário conversar com o seu engenheiro ou arquiteto para saber o que deve ser acrescentado e o que deve ser retirado dessa lista de materiais para reforma de cozinha.
Materiais para estrutura: cimento, areia, pregos, tijolos, canos, impermeabilizante, argamassa entre outros.
Materiais para acabamento: tinta, azulejo, interruptores, piso, rejunte, pedra para bancada entre outros.
Materiais para finalizar: armários, luminárias, ralo, móveis, coifa entre outros.
Se possível, aposte em móveis planejados
Cozinhas, principalmente em apartamentos, possuem espaços únicos, por isso, precisam de móveis igualmente singulares, o que pede o planejamento deles.
Pensar neste aspecto não apenas traz mais economia como mais praticidade e funcionalidade para o seu ambiente. Afinal, mobiliário planejado otimiza espaço, adequando-se a rotina dos moradores.
Espere para comprar eletrodomésticos
Muita calma antes de sair comprando equipamentos novos, como máquina de lavar, micro-ondas, geladeira e fogão. Eles devem ser os últimos itens a serem adquiridos, para que possam caber nos espaços.
Ao final da reforma, anote todas as medidas em que cada equipamento ficará, para comprar os itens do seu gosto e nos padrões certos.
Reaproveite!
Se possível, reaproveitar alguns itens e equipamentos que já dispõe no ambiente. Você pode reformar armários ou aproveitar pisos e outros itens que podem ser pintados e personalizados ao seu gosto.
Desse jeito, além de você poupar, vai também agregar mais valor pessoal ao seu ambiente, o que trará muito aconchego em casa.
Faça mais de um orçamento
Os orçamentos são parte imprescindível de uma reforma de cozinha com pouco dinheiro. Neles, você terá uma visão panorâmica de quais fornecedores poderá comprar, condições de pagamento, além dos tipos, qualidades e diferenciais de cada material.
Não é preciso sair fazendo orçamentos em todas as lojas e home centers que você encontrar da cidade e da web. Escolha os lugares que julga melhores dentro dos seus objetivos. Muitas vezes, por menor que seja uma variação de preço e material, pode dar diferença no total final.
Conclusão
Por mais envolvimento que uma reforma cause, lembre-se que você pode fazer tudo com calma, seguindo etapa por etapa. O importante é que este ambiente fique do jeito que você sonha e dentro dos seus objetivos financeiros. Conte para nós: o que é mais importante para você, na reforma da cozinha?